Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Resíduos

Eficiência dos extratos de Hymenaea sp. (jatobá) contra microrganismos de interesse agrícola

Sara F. de Sousa1, Aline A. M. Kasper1, José J. V. de S. Júnior1, Victor H. P. Moutinho1, Sílvia K. S. Rabelo1, Lauro E. S. Barata1

1Universidade Federal do Oeste do Pará

E-mail: sara_freitas_stm@hotmail.com

Objetivou-se avaliar a atividade antimicrobiana de diferentes frações obtidas do resíduo madeireiro de Hymenaea sp. Os resíduos florestais das árvores de jatobá foram provenientes de uma área de manejo florestal de Santarém, Pará, Brasil. As serragens obtidas foram secas em estufa a 40°C por 96 horas, os metabólitos secundários foram extraídos com etanol (via Soxhlet), adicionado água (7:3) e particionado líquido-líquido com os solventes hexano, diclorometano e acetato de etila. Foi determinada a concentração mínima inibitória (CMI) e a Concentração Fungicida/Bactericida Mínima (CFM) contra Fusarium oxysporum (F101), Macrophomina phaseolina (MP4 e MP5) e Sclerotinia sclerotiorum (SS3). Para Fusarium oxysporum, as frações de acetato de etila e aquosa/etanólica apresentaram ação fungicida nas concentrações de 250 µg.mL-1. A fração diclorometânica foi mais ativa para Macrophomina phaseolina (MP4) (62,5 µg.mL-1) e Sclerotinia sclerotiorum (125 µg.mL-1) indicando que as frações obtidas de Hymenaea sp. apresentam grande potencial no controle de fungos fitopatogênicos.

Palavras-chave: Partição líquido-líquido, Fitopatógenos, Controle alternativo

Agradecimentos: Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisa do Pará (FAPESPA)

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.