Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Processamento mecânico

Modelagem matemática para otimização do rendimento de madeira serrada de Pinus

Eraldo A. B. Júnior1, Elaine C. Lengowski2, Tamires de A. Sfeir3, Bruno G. Nisponginski1, Kaio Fanes1, Kauana M. C. Dickow1

1Universidade do Contestado, 2Universidade Federal do Mato Grosso, 3Universidade Federal do Paraná

E-mail: bonfattieraldo@gmail.com

No Brasil, apenas 4% dos 7,84 milhões de hectares de florestas plantadas é destinado a produção de madeira serrada. Esse trabalho tem como objetivo estimar o máximo aproveitamento de toras em função da produção de tábuas na cidade de Canoinhas, Santa Catarina. Para isso foi consultada uma serraria da região e verificadas as dimensões das peças produzidas. Também foram levantadas as dimensões e classes de toras comumente comercializadas na região. Em função disto foram criados 82 modelos de padrão de corte no software MaxiTora em formato de diagrama. Com o rendimento do desdobro a serraria teve seu rendimento otimizado com o uso de técnicas de pesquisa operacional. Criou-se um modelo de programação linear inteira, para uma demanda estimada da quantidade de cada uma das peças produzidas. Os resultados demonstraram que são necessários apenas cinco modelos para suprir tal demanda, de modo que o rendimento seja de 43,18%.

Palavras-chave: Programação linear. Pesquisa Operacional. Demanda. Serraria.

Agradecimentos: Os autores agradecem à Universidade do Contestado pelo apoio à essa pesquisa.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.