Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Propriedades físicas e mecânicas

Propriedades físicas de madeiras comercializadas no sudeste paraense

Genilson M. Corrêa1, Henderson D. dos Santos1, Adriele A. Luz1, Mateus S. da Silva1, Jones de C. Soares1, João R. C. Nobre1

1Universidade do Estado do Pará

E-mail: genilsonmaia2@gmail.com

Uma das características que influenciam a qualidade da madeira são as propriedades físicas. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo determinar a as propriedades físicas da madeira de Euxylophora spp. (amarelão), Tachigali spp. (tachi-preto) e Piptadenia spp. (timborana), comercializadas em uma serraria no município de Paragominas. As amostras foram coletadas em uma serraria no município, a seleção das espécies se deu de acordo com a disponibilidade do material. Os corpos de prova e as análises físicas foram realizadas de acordo com a NBR 7190/97. As médias de umidade variaram entre 19,42% e 40,25% a maior densidade foi da Piptadenia spp. considerada a madeira mais pesada entre as três (0,83). Para retratibilidade os maiores valores ocorreram no plano tangencial, e a espécie que apresentou maior valor foi tachi-preto e a com menor valor foi a timborana. De modo geral, as madeiras apresentam características favoráveis, possuindo alto potencial de uso nas industrias madeireiras e alto potencial econômico.

Palavras-chave: Madeira amazônica, Serraria, Retratibilidade

Agradecimentos: A Universidade do Estado do Pará, Campus VI - Paragominas.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.