Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Propriedades físicas e mecânicas

Sazonalidade da umidade de equilíbrio da madeira no Sudeste do estado do Pará.

Bruno G. Ferreira1, Larissa R. da S. Parente1, Samara T. da C. Pinheiro1, Murilo E. Q. de Oliveira1, Manoela R. do Nascimento1, Paulo J. de O. P. de Souza1

1Universidade Federal Rural da Amazônia

E-mail: bruno12014ferreira@gmail.com

A madeira possui capacidade de troca de água com o ambiente até um ponto de equilíbrio, o que lhe atribui particularidades em seu uso e comercialização. O objetivo desse trabalho foi estimar e avaliar a sazonalidade da umidade de equilíbrio da madeira (UEM) para o Sudeste Paraense. Para tanto, foram utilizados dados de Temperatura (°C) e Umidade Relativa (UR%) obtidos junto ao Instituto Nacional de Meteorologia. A UEM foi estimada conforme o método de Simpson (1971). A amplitude de UEM entre os municípios foi de 3,20%, mostrando-se variável dentro do Estado do Pará e dos municípios estudados. Ressalta-se atenção na secagem nos períodos úmidos e a influencia das propriedades anatômicas, químicas e físicas da madeira na UEM.

Palavras-chave: Elementos Meteorológicos. Hisgroscópico. Propriedades da Madeira.

Agradecimentos: Universidade Federal Rural da Amazônia, Grupo Interação solo-panta-atmosfera na Amazônia (ISPAAM).

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.