Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Celulose e Papel

Filmes biodegradáveis de acetato de celulose com adição de norbixina

Renato Q. Assis1, Anderson K. Coutinho1, Polliana D. Rios2, Alessandro de O. Rios1, Florencia C. de Olivera1

1Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2Universidade Estadual de Santa Catarina

E-mail: alessandro.rios@ufrgs.br

O acetato de celulose é um biopolímero obtido a partir da celulose e apresenta boas propriedades para o desenvolvimento de filmes biodegradáveis. O objetivo do trabalho foi desenvolver e caracterizar filmes ativos de acetato de celulose com diferentes concentrações do carotenoide norbixina (2%, 5% e 8%). Os filmes com adição de norbixina não apresentaram diferença quanto a espessura (0,0542 ± 0,010 mm), porém a adição de 8 % do pigmento conferiu melhores propriedades mecânicas, menor transmissão de luz UV-Vis e maior efeito protetor à estabilidade do azeite de oliva armazenado sob condição controladas de oxidação.

Palavras-chave: Embalagens biodegradáveis, Biopolímero, Norbixina, Atividade antioxidante.

Agradecimentos: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq 400056/2016-0) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS-17/2551-00009)

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.