Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Propriedades físicas e mecânicas

Variabilidade longitudinal do lenho de Schizolobium amazonicum (Paricá)

Tânia A. F. Amorim1, Gesivaldo R. Silva1, Wilson F. R. Stefanelli1, Manoel T. de P.1, João R. C. Nobre1, Iêdo S. Santos1

1Universidade do Estado do Pará

E-mail: gesivaldoribeiro@hotmail.com

A produção de painéis compensados permite o uso racional da madeira em função do maior aproveitamento desta matéria-prima. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi avaliar a variação de algumas propriedades físicas no sentido do comprimento do tronco do paricá (Schizolobium amazonicum Huber ex Ducke). Para isso foram avaliados cinco indivíduos arbóreos obtidos de um plantio comercial localizado na região de Paragominas (Pará. A densidade básica e retração linear longitudinal, radial e tangencial, volumétrica e variaram significativamente em relação à posição longitudinal. O fator anisotrópico não variou no sentido base-topo da árvore, a madeira de paricá apresentou estabilidade de baixa densidade.

Palavras-chave: paricá, propriedades físicas, compensado.

Agradecimentos: Agradeço a todos os professores, especialmente a Iêdo Souza Santos, que me deu todo o suporte com suas correções e incentivos.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.