Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Propriedades físicas e mecânicas

Relação entre resistência e densidade em madeira juvenil e adulta de Eucalyptus sp.

Bruno M. Balboni1, Alessandra S. Batista1, Rafael de A. Rodrigues2, José N. Garcia1

1Universidade de São Paulo, 2Universidade Federal do Oeste do Pará

E-mail: brunobalboni@gmail.com

No futuro, a tendência é de que o principal tipo de madeira ofertada seja juvenil, e entender suas características é extremamente relevante para um uso adequado deste material. Amostras de madeira de árvores de 25 anos (amostradas na porção mais distal do cerne) e de 6 anos, de diversas espécies de Eucalyptus sp. foram ensaiadas na compressão paralela às fibras e tiveram sua densidade aferida. Dados de madeira nativa do mesmo gênero provindos da literatura foram utilizados para devida comparação. A madeira adulta se mostrou similar em densidade e resistência em relação à madeira nativa, já a madeira juvenil foi inferior em ambas as propriedades, ainda que a resistência tenha apresentado uma queda maior do que a densidade, resultando em uma resistência específica menor. As características da madeira juvenil afetam a resistência específica, mas não a proporção em que a resistência é influenciada pela densidade.

Palavras-chave: resistência específica, compressão paralela, floresta plantada

Agradecimentos: Os autores agradecem à Dra. Rafaela Naves pelo auxílio na proposição e avaliação dos modelos matemáticos.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.