Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Estruturas

Análise dos esforços do vento em uma estrutura de madeira

Ada L. de L. Bandeira1, Júlio F. R. A.1, Gabriel R. Bentes1, Nadir P. Martins2, Claudio D. de F. Cardoso2, Leandro F. Ficagna1

1UNAMA, 2ULBRA

E-mail: loolynha.15@gmail.com

A estrutura de madeira Manilkara spp. popularmente conhecidas como Maçaranduba, será utilizada como garagem. O objetivo do presente trabalho é de determinar a análise dos ventos atuantes na estrutura com o uso do software visual ventos e com auxílio do software Ftool analisar os efeitos das ações na peça. Com base na NBR 6123/88, determinou-se a velocidade básica do vento através do mapa de isopletas, fatores topográficos, rugosidade do terreno e as forças de arrasto na estrutura. De acordo com os resultados obtidos nos softwares, verificou-se que os dados foram satisfatórios.

Palavras-chave: Maçaranduba, Visual ventos, Ftool.

Agradecimentos: Agradeço primeiramente a Deus por ter chegado até aqui. A minha família por toda paciência e incentivo. Ao orientador Nadir Pires e ao professor Claudio Dornelis pelos ensinamentos.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.