Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Resíduos

Composição química do resíduo úmido de cervejaria para a produção de painéis reconstituídos

Mírian de A. Costa1, Marcella H. de Paula1, Robert R. S. de Mesquita1

1Universidade de Brasília - UnB

E-mail: almeida.mira@gmail.com

O resíduo úmido de cervejaria (RUC) é o subproduto mais importante da indústria cervejeira, representando cerca de 85% do resíduo gerado. O objetivo do trabalho foi a caracterização composicional deste material para fins de produção de painéis reconstituídos. Coletou-se o RUC de uma micro cervejaria artesanal e o submeteu a análises químicas conforme as normas técnicas e procedimentos laboratoriais vigentes. O resultado revelou um teor de 67,77% de holocelulose, 16,96% de lignina, 12,48% de extrativos e 2,80% de cinzas. Deve-se avaliar as propriedades físicas e mecânicas dos painéis produzidos com o RUC para confirmar a sua potencialidade como matéria prima alternativa para a produção de painéis reconstituídos.

Palavras-chave: Bagaço de cevada; Caracterização composicional; MDF; MDP.

Agradecimentos: À Universidade de Brasília pela estrutura; aos professores do Departamento de Engenharia Florestal pelo aprendizado; aos servidores do LPF/SFB pelo auxílio; ao CNPq pelo apoio financeiro.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.