Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Anatomia

Caracterização anatômica da madeira de Ocotea puberula (Rich.) Nees e Sapium glandulosum (L.) Morong da Floresta Ombrófila Mista

Rafaela Stange1, Débora C. de Mello1, Joelson L. Ferreira1, Gustavo F. Tomio1, Juliana A. Rodrigues1, Polliana D. Rios1

1Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

E-mail: rafaellastange@hotmail.com

A anatomia da madeira é uma ferramenta de extrema importância para a identificação de espécies florestais, especialmente quando os indivíduos não possuem os órgãos reprodutivos. Tendo em vista essa importância, o objetivo desse trabalho foi caracterizar anatomicamente duas espécies pertencentes a floresta Ombrófila Mista, sendo elas: Ocotea puberula (Rich.) Nees e Sapium glandulosum (L.) Morong. As espécies são provenientes da região do Planalto Catarinense. Para cada corpo de prova foram obtidos duas lâminas permanentes e um material macerado. A caracterização microscópica da madeira seguiu a norma International Association of Wood Anatomists. As espécies estudadas possuem características microscópicas que as diferenciam entre si, possibilitando a identificação das espécies.

Palavras-chave: Canela-guaicá, pau-de-leite, identificação, anatomia

Agradecimentos: UDESC

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.