Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Propriedades físicas e mecânicas

Verificação da eficiência de métodos vibracionais na determinação do módulo de elasticidade em madeiras de reflorestamento

Rogério R. dos Santos1, Alexandre M. do Nascimento1, Francisco A. L. Laudares1

1Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

E-mail: contato.rogeriosantos@outlook.com

Grande parte da produção madeireira brasileira é de reflorestamento, assegurando produtividade e baixo impacto ambiental. No entanto, devido a variabilidade da material madeira, há necessidade de determinar suas propriedades físicas e mecânicas. Surgem então, métodos vibracionais não destrutivos, que tem baixo custo e elevada eficiência, se comparados à métodos convencionais. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho foi verificar a eficiência de dois métodos vibracionais na determinação do módulo de elasticidade de madeiras de reflorestamento. Para isso amostras de Corymbia citriodora de duas idades e de Eucalyptus paniculata foram testadas por métodos vibracionais longitudinal e transversal, buscando-se correlacionar métodos e madeiras. Observou-se que o método vibracional transversal é o que melhor se correlaciona com os valores obtidos em máquina de ensaios, que o método vibracional longitudinal é confiável para madeiras com baixo ou sem ondulação de grã.

Palavras-chave: Ensaios não-destrutivos; propriedades mecânicas; madeira de reflorestamento.

Agradecimentos: À Capes

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.