Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Painéis

Influência do comprimento de vão nas propriedades de flexão estática de painéis OSB

Annie K. de L. Cavalcante1, Geraldo B. Júnior2, Luana Candaten2, Caio C. F. de Almeida2, Diego L. Aguiar2, Ivaldo P. Jankowsky2

1Escola Superior de Agricultura \\\\\\\\\\\\\\\'Luiz de Queiroz\\\\\\\\\\\\\\\' (ESALQ/USP), 2Escola Superior de Agricultura 'Luiz de Queiroz' (ESALQ/USP)

E-mail: annie.karolinelima@usp.br

O objetivo do presente estudo foi avaliar a influência do comprimento de vão nas propriedades de MOE e MOR de painéis OSB. Para isso, utilizou-se painéis OSB com espessura de 15 e 18 mm, dos quais se obteve corpos-de-prova preparados e depois ensaiados à flexão estática segundo as recomendações das normas ASTM D1037, EN 310 e DIN 52362. A análise estatística foi feita a partir de uma ANOVA seguida por teste Tukey, indicando haver diferença significativa entre os resultados obtidos mediante as normas. Foi constatado que maiores comprimentos de vão apresentam maiores valores de resistência e rigidez do que aqueles de menores comprimentos. Comparando os valores obtidos com as especificações da norma EN 300, nota-se que apenas as normas ASTM e EN 310, tanto para a chapa de 15 mm quanto para de 18 mm de espessura, alcançam os valores mínimo exigidos para a classe de uso OSB/2 e OSB/3.

Palavras-chave: partículas; resistência; rigidez; compósito de madeira

Agradecimentos: CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.