Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Painéis

Eficiência de colagem de adesivo sustentável para espécies florestais plantadas

Caio C. F. de Almeida1, Geraldo B. Júnior1, Aline M. F. Cerchiari1, José N. Garcia1, Diego L. Aguiar1, Vanderlei Benedetti1

1ESALQ/USP

E-mail: caio.cfalmeida@usp.br

A tendência global por redução na emissão de substâncias nocivas à vida humana e ao ecossistema reflete nos produtos de madeira colada, de modo que a procura por adesivos livres de formaldeído é uma necessidade. O trabalho teve por objetivo comparar a colagem dos adesivos, poliuretano a base de óleo de mamona (PU), poliacetato de vinila (PVA) e uréia-formaldeído (UF), e as madeiras Teca, Pinus e Eucalipto, resultando nove tratamentos. Foi empregada a Norma NBR 7190-97 para o ensaio de cisalhamento na lâmina de cola, e o teste de Tukey a 5%. Os maiores valores de resistência foram observados para dois tratamentos com UF, os tratamentos com PU apresentaram valores intermediários sem influência da espécie, e o adesivo PVA apresentou os menores resultados nas madeiras mais densas. O adesivo sustentável (PU) demonstrou potencial para uso em produtos colados com o diferencial de não ser afetado negativamente pelas características da madeira.

Palavras-chave: Poliuretano, Óleo de mamona, Resistência ao cisalhamento

Agradecimentos: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.