Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Propriedades físicas e mecânicas

Velocimetria por Imagem de Partículas aplicada ao estudo de deformações em madeira de Eucalyptus sp.

Allan de A. dos Santos1, Evelize A. Amaral1, Carine Setter1, Elisângela Ribeiro1, Nayara T. da S. Carvalho1, Paulo R. G. Hein1

1Universidade Federal de Lavras

E-mail: allandeamorim@hotmail.com

A madeira desempenha importante papel como material no setor da construção civil. Contudo, para melhor desempenho suas propriedades devem ser analisadas, dentre elas, as mecânicas. Assim, objetivou-se aplicar a Velocimetria por Imagem de Partículas (PIV) para analisar as deformações sofridas pela madeira durante o ensaio de compressão. Foram utilizados corpos de prova de Eucalyptus sp. com dimensões de 5 x 2,5 x 2,5 cm de comprimento, largura e espessura, respectivamente. Para o ensaio de compressão foi utilizada Máquina Universal de Ensaios e a técnica PIV para avaliação da deformação sofrida pelos corpos de prova. A partir dos resultados obtidos, foi possível observar que a técnica PIV foi eficiente na caracterização das deformações sofridas pelo material. A técnica PIV mostrou grande potencial na caracterização mecânica em madeiras de Eucalyptus sp.

Palavras-chave: Propriedade mecânica da madeira, Qualidade da madeira, Técnica PIV.

Agradecimentos: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001, FAPEMIG, CNPq e UFLA.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.