Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Secagem

Estimativa dos parâmetros de secagem da madeira de teca (Tectona grandis) cultivada em Rondônia

Cássio M. M. dos Santos1, Sherellyn D. A. Moretti1, Maúcha F. M. de Lima2, Nayara dos S. Queiroz1, Danilo da S. Marinho1, Adriano R. P. Mascarenhas3

1Universidade Federal de Rondônia, 2Universidade Federal de Mato Grosso, 3Universidade Federal de Lavras

E-mail: mauchaf@gmail.com

A secagem adequada da madeira de teca pode proporcionar benefícios como: maior estabilidade dimensional, aumento da resistência mecânica e redução da possibilidade de ataque por xilófagos. No entanto, é preciso determinar-se um programa de secagem eficiente que garanta o mínimo de defeitos com umidade final desejada. Deste modo objetivou-se com o trabalho determinar os tempos, velocidade de secagem e rachaduras de topo correspondentes as seguintes condições de umidades, verde até 5%, verde até 30% e 30% até 5% e estimar os parâmetros iniciais do programa de secagem. Verificou-se que a velocidade da secagem de 30% até 5% de umidade foi relativamente menor que as demais condições de umidades e não se observou defeitos ao final do processo, essas características possibilitam a indicação da pré-secagem das peças. Além disso, os parâmetros de temperatura inicial e final e o potencial de secagem estimados adequam-se aos programas de secagens moderados.

Palavras-chave: Secagem drástica; Umidade; Potencial de secagem.

Agradecimentos: A Universidade Federal de Rondônia

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.