Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Secagem

Desempenho da madeira de eucalipto submetida à secagem drástica

Poliane P. de Souza1, João V. de F. Latorraca1, Fábio H. D. J. do Carmo1, Glaycianne C. V. dos Santos1, Thayanne C. C. Neto1

1Universidade Federal di Rio de Janeiro

E-mail: polianeps@gmail.com

A secagem é considerada etapa fundamental para a utilização da madeira serrada. Conhecer o desempenho de uma espécie durante a saída de água é importante para realizar uma secagem de qualidade. O objetivo deste trabalho foi avaliar o comportamento da madeira de Eucalyptus pellita durante a secagem, por meio da obtenção da contração volumétrica total, taxas de secagem e índice de colapso. As amostras foram submetidas à temperatura de 100ºC. O monitoramento da secagem foi realizado por meio de pesagens das amostras a cada 30 minutos. A espécie apresentou altas taxas de saída de água no início do processo. Sua densidade foi classificada como média e o índice de colapso foi alto. Tais fatores apontam para a necessidade de um programa de secagem com temperaturas inicialmente brandas, para evitar a formação de gradiente de umidade nas peças.

Palavras-chave: Taxas de secagem, Colapso, Contração volumétrica

Agradecimentos: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.