Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Produtos não madeireiros

Morfometria e germinação de sementes de Cenostigma tocantinum Ducke

Thiago M. Santos1, Mateus do C. R.1, Álisson R. A.1, Milena P. Raimam1

1Universidade do Estado do Pará

E-mail: thiago-martins-santos@hotmail.com

A produção de mudas de espécies florestais apresenta demanda crescente para uso em recuperação de áreas degradadas, entre outros. Estudos que envolvam tecnologia de sementes são muito importantes tendo em vista a carência de informações sobre a vasta coleção de espécies florestais. O objetivo deste estudo foi avaliar a relação entre morfometria e germinação de sementes de Cenostigma tocantinum. A morfometria foi realizada mensurando-se as variáveis comprimento, largura e espessura. Definiu-se quatro classes por intervalos de medidas, sendo avaliadas 50 sementes por classe para cada variável, totalizando 600 sementes. A germinação foi avaliada através de 200 sementes, sendo 50 sementes por classe. As sementes apresentaram dimensões médias de comprimento entre 15,00 e 16,96 mm, de largura entre 12,01 e 14,93 mm e de espessura entre 4,00 e 4,91 mm. A taxa de germinação, índice de velocidade de germinação e o tempo médio de germinação não foram influenciados pelas variáveis analisadas.

Palavras-chave: Biometria, Sementes florestais, Produção de mudas

Agradecimentos: Agradecemos a Secretaria Municipal de Agricultura (SEAGRI) de Marabá-PA, pela doação das sementes de C. tocantinum e ao Laboratório de Bioprodutos e Energia da Bio Massa-UEPA, pelo apoio prestado.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.