Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Anatomia

Propriedades da madeira de Parkia multijuga de plantios homogêneos na Amazônia

Luana do C. O. Ferreira1, Daléht S. da S. Souza1, Bianca B. Rosário1, Maria C. C. Costa1, Osmar J. R. de Aguiar1, Luiz E. de L.2

1Universidade do Estado do Pará, 2Universidade do Estado Pará

E-mail: luana.itups@gmail.com

Este trabalho teve como objetivo determinar as propriedades físicas e as dimensões das fibras da madeira de Parkia multijuga para caracterizar as propriedades da madeira proveniente de florestas plantadas para fins de rebrota. Para a determinação das propriedades físicas e anatômicas foram amostradas 7 árvores de um plantio, e a partir desses, houve o agrupamento estatístico pela análise de componentes principais (PCA). A árvore 1 é indicada para papel e celulose, as árvores 3 e 4, são indicadas para laminação. As árvores que serão utilizadas para rebrota deverão ser indicadas de acordo com o uso, levando em conta suas propriedades.

Palavras-chave: Propriedades físicas, dimensão das fibras, floresta plantada.

Agradecimentos: A Liga de ciência e tecnologia pelo apoio, incentivo e dedicação.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.