Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Propriedades físicas e mecânicas

Módulo de elasticidade dinâmico e estático da madeira de Jamelão

Carolina N. Xavier1, Pedro H. de P. Silva1, Enzo M. C. Niza1, Wigor D. de M. Santos1, José R. M. da Silva1

1UFLA

E-mail: ncarolx@gmail.com

O objetivo do trabalho foi verificar a correlação existente entre o módulo de elasticidade dinâmico e estático e avaliar a eficiência da utilização da técnica de vibração transversal para estimar o módulo de elasticidade dinâmico nas madeiras de Jamelão. Foi utilizada a madeira de sete árvores de Jamelão, confeccionados quatro corpos de prova de cada árvore, os mesmos foram armazenados em sala climatizada com temperatura e umidade controlada para garantir que as madeiras apresentavam 12% de umidade durante os ensaios. Para determinação do módulo de elasticidade dinâmico foi realizado o ensaio de vibração transversal, utilizando o equipamento sonelastic. Os mesmos corpos de prova foram utilizados para determinação do módulo de elasticidade estático na máquina de ensaio universal. O valor médio do módulo de elasticidade dinâmico e estático foi de 11570 e 12099 Mpa, respectivamente. Foi observada correlação positiva e alta (r=0,88) entre os módulos de elasticidade dinâmicos e estáticos. 

Palavras-chave: Sonelastic, Propriedades mecânicas, Método não destrutivo.

Agradecimentos: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001. À equipe da Fiocruz Mata Atlântica pelo apoio.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.