Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Química

Variação dos teores de extrativos solúveis em água fria e água quente entre diferentes espécies da Amazônia

Manoela R. do Nascimento1, Samara T. da C. Pinheiro1, Larissa R. da S. . Parente1, Dayse G. Braga1, Driss Pena2, Lina Bufalino1

1Universidade Federal Rural da Amazônia, 2Universidade do Estado do Amapá

E-mail: rdg.manoela@gmail.com

Para determinadas aplicações da madeira é importante a remoção de extrativos utilizando técnicas de baixo custo como a solubilização em água. O objetivo deste trabalho foi estudar a variação dos teores de extrativos solúveis em água fria e água quente entre as madeiras amazônicas de Goupia glabre Aubl, Dinizia excelsa Ducke e Qualea albiflora Warm. A análise foi realizada de acordo com a norma NBR 14577 (2003). Os valores médios dos teores de extrativos para G. glabre, D. excelsa e Q. albiflora solúveis em água fria e água quente foram de 7,76% e 14,99%,7,18% e 9,41% e 3,19% e 9,86%, respectivamente. Concluiu-se que método de extração em água quente é o mais eficiente na remoção de extrativos das madeiras estudadas, especialmente Goupia glabre, que apresenta alto teor desses componentes.

Palavras-chave: Cupiúba, Angelim, Mandioqueira, Solubilidade.

Agradecimentos: Agradeço a todos os meus familiares por todo o apoio e incentivo, em especial a minha mãe, avó e meus tios. Ao Laboratório de Tecnologia e Produtos Florestais.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.