Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Anatomia

Avaliação das dimensões das camadas da parede celular das fibras em madeira de Eucalyptus grandis

Milene T. de Souza1, Bruno C. D. Soares2, José T. Lima2

1Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2Universidade Federal de Lavras

E-mail: tsmilene@gmail.com

O objetivo deste trabalho foi avaliar as dimensões das camadas da parede celular das fibras dos lenhos normal, de tração e oposto na madeira de Eucalyptus grandis. Duas árvores com 28 anos de idade, uma com tronco ereto e uma com tronco inclinado, foram analisadas. Dos discos retirados a altura de 1,30 m do solo, foram retiradas amostras em duas posições radiais para os lenhos normal, de tração e oposto. Foi realizada análise por microscopia eletrônica de transmissão. A espessura das camadas da parede das células foi mensurada usando software de análise de imagens Image J. As camadas foram identificadas visualmente pela diferença dos tons de cinza e pelo direcionamento das microfibrilas. A camada S2 apresentou maior espessura para fibras mensuradas próximo a região da casca, tanto para o lenho normal quanto para o lenho de tração. A camada S2 foi de 60% a 80% mais espessa que as demais.

Palavras-chave: Lenho de tração, parede celular, microfibrila

Agradecimentos: Os autores agradecem à Vallourec Florestal Ltda. pelo fornecimento do material, ao CNPq e à CAPES pela concessão de recursos financeiros necessários para a execução do projeto.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.