Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Estruturas

A aderência do reforço de fibra de vidro em madeira submetido à temperaturas elevadas.

Carolina C. da Rosa1, Eduarda S. Fernandes1, Jaqueline L. dos Santos1, Carlos A. M. C. Júnior1

1Campus Universitário de Tucuruí - Universidade Federal do Pará

E-mail: carolinacrosa@gmail.com

A madeira é muito utilizada na construção civil. Assim, reforçá-la com materiais compósitos tem sido uma alternativa para melhorar os resultados de resistência mecânica. No entanto, faz-se necessário verificar o comportamento do conjunto submetido a várias situações críticas, como as altas temperaturas. O objetivo desta pesquisa foi verificar a influência de temperaturas maiores do que a ambiente em peças de Tanibuca (Buchenavia sp.) reforçadas com um compósito de matriz de resina de epóxi e fibra de vidro. Os resultados mostram que o teor de umidade e a resistência ao arrancamento decrescem conforme a temperatura aumenta.

Palavras-chave: Adesivo, Durabilidade, Arrancamento, Resistência.

Agradecimentos: Os autores agradecem a colaboração do Laboratório de Engenharia Civil do Campus Universitário de Tucuruí.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.