Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Arquitetura

Princípios básicos de concepção arquitetônica e tecnologia BIM para o desenvolvimento de projetos e fabricação digital de edificações em madeira

Isuru Yamamoto1, Christine Laroca1

1UTFPR

E-mail: yamamoto@utfpr.edu.br

Resumo: No início da década de 1980, surgiu o método de abordagem que foi descrito nos Estados Unidos como building product models (modelos de produto da construção) e na Europa, especialmente na Finlândia, como product information models (modelos de informação do produto). Com a tecnologia BIM é possível criar digitalmente um ou mais modelos virtuais precisos de construção. O objetivo deste trabalho é apresentar os princípios da concepção arquitetônica em madeira e as principais ferramentas BIM para a execução de projetos e fabricação de componentes de edifícios. Como resultado concluiu-se que apesar de todas as ferramentas digitais disponíveis a concepção e o desenvolvimento de bons projetos arquitetônicos e construtivos ainda passa pela capacidade de compreensão de internalização de conceitos e princípios elementares de ciência e tecnologia da madeira e das formas de corretas de utilização da madeira por parte de profissionais da arquitetura e engenharia.

Palavras-chave: BIM ; arquitetura

Agradecimentos: A UTFPR

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.