Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Química

Composição química e aquecimento das partículas strand de madeira para a produção de painéis OSB

Maísa B. K. Mattos1, Luana M. de Souza1, Rafaella Stange1, Ana M. de M. Pereira1, Érica B. P. de Souza1, Polliana D. Rios1

1Universidade do Estado de Santa Catarina

E-mail: maisa_beatriz@yahoo.com.br

O trabalho teve como objetivo quantificar a partir de análises químicas, os extrativos totais, lignina, holocelulose e cinzas de partículas strand da madeira de Eucalyptus badjensis submetidas a condições de secagem e de aquecimento em água a fim de reduzir o teor de extrativos, sem alterar a composição estrutural da madeira e consequentemente melhorar a adesão das partículas na produção de painéis OSB. O delineamento experimental apresentou quatro tratamentos: testemunha (partículas tipo strand), partículas com aquecimento em água, partículas a 4% de umidade e partículas com aquecimento em água e a 4% de umidade. Após análises químicas foi realizada a estatística dos dados em software SISVAR. Conclui-se que as características químicas das partículas strand apresentam-se adequadas para a produção de painéis e pode-se afirmar que quando submetidas a condições de secagem e aquecimento reduzem a quantidade de extrativos.

Palavras-chave: Análises químicas, Eucalyptus badjensis, aquecimento

Agradecimentos: Universidade do Estado de Santa Catarina

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.