Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Energia

Análise imediata de carvão vegetal produzido por pequeno produtor em Capelinha – Minas Gerais.

Thaíssa de S. C. Gomes1, Rafaela C. S. Perpétuo1, Stéfane C. de Andrade1, Camila C. Jácome1, Sarah D. A. Rodrigues1, Caroline J. Sartori1

1Instituto Federal de Minas Gerais - Campus São João Evangelista

E-mail: caroline.sartori@ifmg.edu.br

O Brasil é o maior produtor mundial de carvão vegetal, que entre outras utilizações, é uma matéria prima empregada na produção do minério de ferro. A maior parte da madeira utilizada na produção de carvão é oriunda de florestas plantadas de Eucalyptus, e são produzidos por empresas, bem como por pequenos produtores. O objetivo deste trabalho foi a realização de análise imediata em carvão vegetal. O carvão utilizado neste estudo é proveniente de um pequeno produtor, no município de Capelinha-MG. Foram retiradas amostras localizadas em três porções distintas no interior do forno do tipo rabo-quente: base, meio e topo, em três fornos distintos. Após coleta, o carvão foi transformado em pó para a quantificação da umidade, materiais voláteis, carbono fixo e cinzas. Os valores médios encontrados para umidade, materiais voláteis, cinzas e carbono fixo foram de 3,83; 29,06; 0,34 e 70,80% respectivamente. 

Palavras-chave: Siderurgia, Teor de carbono fixo, Teor de voláteis.

Agradecimentos: Os autores agradecem ao Instituto Federal de Minas Gerais

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.