Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Propriedades físicas e mecânicas

Propriedades físicas de três espécies comerciais do município de Paragominas-PA

Juliana F. Cardoso1, Isabela L. C. Teixeira1, José C. P. J.1, Taissa N. Ferreira1, Luiz A. de Q. Gomes1, João R. C. N.1

1universidade do estado do pará

E-mail: juliana.c.fonseca33@gmail.com

O estudo de espécies de interesse comercial é fundamental para o conhecimento de seu comportamento e, portanto, sua indicação de uso. Nesse sentido, estudou-se algumas espécies de alto valor comercial no município de Paragominas-PA, como Vochysia (spp.), Peltogyne (spp.) e Caryocar (spp.), para a identificação de seus comportamentos. Para a metodologia foram seguidos os ensaios prescritos pela NBR 7190. Os resultados apontaram elevada umidade das três espécies avaliadas, podendo estar relacionado ao fator ambiental ou anatômico. Observou-se também a linearidade entre a relação umidade e densidade, onde a espécies com maior teor de umidade obteve menor densidade (Vochysia) e vice-versa. Notou-se também a relação positiva entre a densidade e a retratibilidade do material, as espécies que retraíram mais foram as que apresentaram maior densidade, porem consideradas normais. Portanto pôde-se identificar as correlações entre as propriedades da madeira e que estas influenciam significativamente nas características do material, quando em condições especiais.

Palavras-chave: Umidade. Densidade. Retratibilidade.

Agradecimentos: Agradeço primeiramente a meu orientador por se dispor a ajudar no processo de construção do trabalho, a instituição UEPA pelo apoio estrutural de uso do laboratório de Ciência e Tecnologia da Madeira.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.