Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Anatomia

Influência da carbonização na anatomia da madeira Dinizia excelsa Ducke

Marcelo M. B. Júnior1, João V. G. Rocha1, Gabriele M. de Andrade1, Javan P. Motta1, Fernanda I. B. de Souza2, Luiz E. de L. Melo1

1Universidade do Estado do Pará, 2Embrapa Amazônia Oriental

E-mail: bragajuniorm@gmail.com

Esse trabalho caracteriza as estruturas anatômicas da madeira e carvão vegetal de Dinizia excelsa Ducke e avalia as alterações anatômicas consequentes do processo de carbonização. Foi realizada a descrição anatômica para madeira e carvão, os parâmetros anatômicos foram submetidos à estatística descritiva para caracterização anatômica do lenho e do carvão. O efeito da carbonização sobre as características anatômicas da madeira foi verificado utilizando “modelos lineares generalizados - GLM para medidas repetidas”. Maior parte das características anatômicas qualitativas foi mantida. Porém, algumas sofreram alterações de forma ou foram rompidas após a carbonização. A forma dos vasos foi afetada pela carbonização. O diâmetro tangencial do lume dos vasos (-32,93%) e a altura dos raios (+ 10,41%) variaram significativamente.

Palavras-chave: Madeiras tropicais, Fiscalização Florestal, Anatomia da Madeira, Antracologia.

Agradecimentos: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós‐Graduação da Universidade do Estado do Pará e ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq pela concessão de bolsa de iniciação científica.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.