Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Energia

CARACTERIZAÇÃO DE BRIQUETES PRODUZIDOS A PARTIR DE FIBRA DE CAROÇO AÇAÍ E TANINO.

Nataly M. da Silva1, Victor H. P. Moutinho2, Monalisa M. Pereira3, Tayná S. Lima1, Patrícia S. B. dos Santos4

1Discente curso Engenharia Florestal – Universidade Federal do Pará, 2Doutorado – Docente da Universidade Federal do Pará, 3Discente curso Engenharia Florestal – Universidade Federal do Pará, 4Doutorado, docente do curso Engenharia Florestal – Universidade Federal do Pará

E-mail: nataly.matosnms@outlook.com.br

A briquetagem surgi com alternativa de aproveitamento dos resíduos de biomassa, na produção de energia. Este trabalho teve como objetivo avaliar o potencial dos briquetes produzidos a partir da mistura de resíduos de fibra de açaí com diferentes concentrações de tanino comercial. Os briquetes foram confeccionados nas proporções: 1:0 fibra-tanino, 3:1 fibra-tanino, e 1:1 fibra-tanino, onde a compactação foi em uma prensa hidráulica com prensagem a frio, com pressão de 1350 kfg.cm-2, durante 3 minutos. Realizou analises imediata do resíduo de açaí, como: de teor de umidade, teor de materiais voláteis, teor de cinzas, Teor de carbono fixo. E para avaliar a qualidade do briquete produzido determinou-se a expansão volumétrica, densidade e poder calorifico superior. Com o presente trabalho pode-se concluir que as fibras de açaí utilizada tem grande potencial para geração de energia, pois apresentaram baixo teor de umidade, sendo 10,8%; alto teor de voláteis, 92,7%, além de que o uso de aglutinante de tanino junto aos resíduos da fibra do açaí melhorou o processo de briquetagem, aumentando o adensamento do material, conforme aumentou a quantidade de aglutinante (T3), houve uma redução na taxa de expansão (4,35 %) do briquete, enquanto que o poder calorífico superior de 4.793,4 para o Tratamento T2 e 4.856,7 para o Tratamento T3.

Palavras-chave: Resíduos lignocelulósicos; Energia da biomassa; Fibra.

Agradecimentos: Os autores gostariam de agradecer o grupo de pesquisa Tecnologia e Processos de Biorrefinaria de Produtos Florestais Amazônicos.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.