Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Propriedades físicas e mecânicas

Propriedades mecânicas da madeira de um clone de Eucalyptus grandis plantado em diferentes espaçamentos

Gustavo V. N. Alves1, Geraldo B. Júnior1, Ivaldo P. Jankowsky1, Diego L. Aguiar1, Luana Candaten1, Caio C. F. de Almeida1

1ESALQ/USP

E-mail: diego.aguiar@usp.br

O objetivo do presente trabalho foi avaliar as propriedades mecânicas da madeira de um clone (M3-258-02) de Eucalyptus grandis aos 19 anos, oriundo de um plantio sistemático do tipo “leque”, e verificar a influência dos espaçamentos desse plantio sobre as propriedades da madeira. Para isso foram selecionadas aleatoriamente três árvores de cada espaçamento visando o desdobro e obtenção dos corpos de prova. Devido a limitação de material os corpos de prova foram confeccionados em tamanho reduzido. Foi realizada a análise estatística no software Sisvar e aplicado o teste Tukey para a comparação das médias. Os resultados revelaram que não houve influência significativa do espaçamento de plantio sobre o módulo de ruptura a flexão estática, bem como na resistência a compressão paralela as fibras. Contudo, o espaçamento influenciou no modulo de elasticidade à flexão estática, bem como na resistência ao cisalhamento.

Palavras-chave: Caracterização básica da madeira, espaçamento, resistência da madeira

Agradecimentos: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES)

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.