Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Secagem

Otimização do processo de secagem de lâminas de Schizolobium amazonicum (Huber ex Ducke).

Thays T. S. de Almeida1, Denise G. M.1, Flávio dos S. Azevêdo2, Patrícia S. B. dos S.3

1Universidade Federal do Pará, campus de Tucuruí, 2Universidade Federal do Pará, campus de Altamira , 3Universidade Federal do Pará, campus de Altamira

E-mail: santosflavio2009@gmail.com

Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo determinar a redução de tempo de secagem de lâminasde Schizolobium amazonicum Huber ex Ducke com 1,5 mm de espessura, proveniente de um plantio com idade entre 6 a 8 anos, localizada no município de Breu Branco – PA. Foram avaliados o teor de umidade das amostras antes de passar na secadora e amostras após a secadora, em 5 tempos diferentes (10, 11, 12, 13 e 14 minutos).O teor de umidade das amostras foi determinado por meio do método gravimétrico, utilizando balança de precisão e estufa com temperatura de aproximadamente 103 ±2 °C. Através dos resultados obtidos pode-se inferir que a redução do tempo de 14 minutos para 10 minutos foi eficaz, sendo indicado para secagem de madeira dessa espécie, e proporcionando à otimização desse processo na produção de compensados.

Palavras-chave: Schizolobium amazonicum(Huber ex Ducke); lâminas de madeira; otimização de processo.

Agradecimentos: Os autores agradecem a Fabio Boaretto, por auxílio e apoio ao longo da coleta dos dados na laminadora Boaretto LTDA.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.